quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

AMPLIAÇÃO ADEQUADA DE JORNADA DO COMÉRCIO BENEFICIARIA A TODOS

Pelo porte da cidade de Caçador, bem que ela já comporta um comércio que não feche as portas ao meio-dia e, para alguns setores, aos finais de semana. Se o horário passar de 8 para 12 horas, inclusive aos finais de semana, praticamente dobraria o horário de abertura do comércio.  Seria uma medida bastante interessante, em vários sentidos.
Ganhariam os consumidores, que teriam mais opção de horários para realizar suas compras.
Ganhariam os comerciantes que teriam aumentadas as suas oportunidades de vendas e ganhos.
Ganharia o poder público, que aumentaria a possibilidade de arrecadação.
Ganhariam, também, os trabalhadores do comércio, com uma jornada de trabalho de 6 horas e mais pessoas empregadas.
Caçador estaria dando um bom exemplo de cidade desenvolvida e comprometida com o desenvolvimento de seu povo, aplicando a redução da jornada de trabalho sem redução salarial - até porque os salários em nossa cidade, comparado a cidades do mesmo porte, já são muito mais reduzidos que os 25% que haveria de redução na jornada.
Com uma jornada ampliada de atendimento, o comércio teria 2 turnos de 6 horas diárias, e geraria um grande número de novos empregos. A indústria poderia também fazer sua parte, atualizando o salário de seus empregados para um nível mais justo, o que aumentaria o volume de dinheiro em circulação.
Por sua vez, os trabalhadores aumentariam suas chances de se programar para retomar os estudos, fazer cursos de aperfeiçoamento  e qualificar-se para elevar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.
Olhando por essa ótica e com esta estratégia, haveremos de concordar que aumentar o horário de funcionamento do comércio seria um grande avanço.
Diferente disso, não creio que alguém pudesse propor alguma coisa, visto que a lei que proclamou o fim do trabalho escravo foi promulgada antes ainda da Guerra do Contestado, há 122 anos - e olha que o Brasil foi um dos últimos a fazer tal declaração.

Um comentário:

  1. Muito bom Eduardo, só agora tive a aportunidade de ler...excelente como sempre!!!!obrigado pela colaboração....

    ResponderExcluir