segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PORTUGUESES: DAS ORIGENS AOS DESTINOS.

Logotipo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.
Durante longo período perdemos tempo analisando e tentando caracterizar se víamos os ibéricos como  colonizadores, povoadores, ocupantes, invasores ou saqueadores de nosso país. 
É verdade que uma casta elitizada fez grandes estragos e usurpou muito de nosso patrimônio, porém, com o tempo, vamos percebendo que nem tudo é realeza perdatória e que, para além dos usurpadores, existe um povo, tão sonhador, bravo, corajoso e persistente quanto nós, brasileiros. 
Postos de lado os nobres, lá e cá, estamos, aos poucos, nos descobrindo e entendendo que fora dos jardins palacianos, podemos nos irmanar numa só Pátria e numa só causa, não como concorrentes, mas como cooperantes unidos pela solidariedade universal, por um mundo sem discriminação, preconceito ou injustiça. A solidariedade não pode existir entre escravos e senhores, mas entre companheiros. 
Que a diversidade seja a nossa força. Que a diferença seja o conteúdo a preencher os vazios de cada singularidade. Contra o império da mesmice e do discurso único do mercado, as infinitas vozes portugesas, irmanadas num só canto, pela vida, pela liberdade, pela dignidade e pelo sentido de viver, conviver e ser feliz. 
Obrigado, irmãos e irmãs de Portugal e de todos os cantos do mundo que falando a mesma língua, permitem a nós brasileiros a feliz sensação de pertencimento a uma comunidade grandiosa que nos faz sentir e entender, na expressão de Paulo Freire, o que é ser um cidadão do mundo.
Mais do que estarmos unidos às mesmas origens, estamos irmanados no mesmo destino. 
Avante, Camaradas dessa imensa Nação e Comunidade! E obrigado a você que fala a mesma língua e segue esse modesto blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário