quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O BRASIL PELA PAZ NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Na semana em que comemoramos a Proclamação da República, chamo atenção para o papel internacional do Brasil e para um símbolo conhecido e nem sempre entendido por nós, brasileiros.
Você deve ter notado que toda Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) é aberta pelo Brasil. Não por acaso. O Brasil, especialmente, nos últimos anos tem ocupado um papel de destaque no cenário internacional, pela sua postura e cultura em defesa do diálogo e das soluções pacíficas para os conflitos internacionais.
A gestão de Celso Amorim à frente do Ministério das Relações Exteriores tem sido marcante pela ampliação do reconhecimento internacional do Brasil, como mediador de alguns conflitos importantes, como articulador de países emergentes e, acima de tudo, como uma voz afirmativa na defesa dos interesses dos direitos humanos, da democracia e da superação da desigualdade entre os povos. Graças à atuação do Brasil o G-7 deixou de ser voz única na condução das grandes decisões mundiais. O G-20 é uma nova realidade e muitos países, até então periféricos – como o Brasil – hoje, são chamados a sentar-se à mesa e participar de grandes debates e decisões sobre a economia, sobre emprego e sobre aquecimento global, por exemplo.
Em frente à sede do Ministério das Relações Exteriores - MRE, sobre o espelho d`água do paisagista Roberto Burle Marx, encontra-se a escultura Meteoro, desenhada por Bruno Giorgi. Esta escultura é um símbolo importante da Diplomacia e da identidade brasileira em suas relações exteriores. Em mármore, de um único bloco esculpido em 5 partes interligadas, o Meteoro representa a integração e interação pacífica entre os 5 continentes.
Mais que uma obra de arte, o símbolo de entrada do Palácio do Itamaraty, sede do MRE, representa o compromisso e a identidade que nosso país tem com a Paz mundial. É por essa postura que temos conquistado espaço e obtido respeito internacional, participando ou comandando missões da ONU, como na reconstrução do Timor Leste e, atualmente, no Haiti, onde o Brasil chefia a Força de Paz da ONU. Ao ver o Meteoro, que cada brasileiro e cada brasileira renove também o seu compromisso com a paz e com a construção do diálogo e da igualdade entre os povos e nações, desde o lugar onde vive. Afinal, a paz é uma conquista diária.

Um comentário: