domingo, 31 de outubro de 2010

FUMAÇA BRANCA NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Para quem é católico ou conhece um pouco de rituais e simbologia religiosa sabe muito bem o significado da expressão "fumaça branca" no Vaticano. Significa que um novo Papa fora escolhido para substituir o antecessor, normalmente falecido, já que o papado é posto vitalício.
A escolha de um novo Papa é sempre um fato histórico na vida dessa Igreja e é, invariavelmente, um momento muito especial. Esse é o motivo que me leva a tomar emprestada a expressão "fumaça branca" para me referir ao atual momento histórico brasileiro. É consenso entre analistas políticos que, desde 1989 não se via uma disputa presidencial tão acirrada e a elite nacional tão furiosa, apelando para todos os meios, artifícios e manobras prá vencer a eleição.
Fato é que não se trata, simplesmente, de mais uma eleição: Trata-se, para a elite brasileira de recuperar o poder central do país e a condução da economia brasileira. Três são so motivos scentrais da fúria e do desespero da elite. 
O primeiro deles: a elite capitalista em 2002 perdeu a Presidência da República para um ex-retirante nordestino, operário e petista, Luiz Inácio da Silva e até hoje não admitiu ou digeriu a derrota.
O segundo motivo: a elite acreditava num completo fracasso do governo do PT. Errou. O operário, nordestino e sem diploma de curso superior fez o melhor governo da história do país e conseguiu, minimamente, iniciar o processo de inversão de prioridades, colocando a classe trabalhadora e os pobres desse país na ordem do dia e na pauta das preocupações governamentais. O governo petista foi reeleito e colocou o Brasil na agenda internacional, com soberania e de maneira afirmativa. 
o terceiro motivo: ser derrotado novamente, em 2010, representa para a elite capitalista, representada pelos demos e tucanos, admitir que estão sendo incapazes de frear o avanço da classe trabalhadora. Como se diz no sul, a elite estaria fracassando em matar o trem antes que ele cresça. O pior de tudo para a elite preconceituosa e machista: estariam sendo derrotados por uma mulher que nunca concorreu a cargo eletivo, apesar de ser de longe muito mais preparada, experiente e capaz que o candidato da bolinha de papel.
Enfim, o dia de hoje é um dia histórico, queiramos ou não. É um daqueles dias em que aguardamos ansiosamente para que chegue; que, na véspera fazemos questão de ficar acordado até madrugada para receber o dia que se faz iluminado. Desse momento em diante é esperar a abertura da votação, o fechamento das urnas e a computação dos votos. Proclame-se po resultado! Respeite-se a vontade popular! E que a vontade popular seja cada vez mais vontade emancipada e cada vez menos vontade manipulada. 
Que venha o veredito... e que o povo brasileiro tenha o governo que, nesse dia 31 de outubro, fizer por merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário