sábado, 9 de outubro de 2010

DECRETO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - UM NOVO MARCO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Dia 15 de outubro, Dia do Professor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o Decreto Presidencial da Educação do Campo, instituindo diretrizes e parâmetros nacionais que assegurem a garantia do direito a Educação aos povos do campo, de maneira adequada e significativa.
O Decreto representa um avanço importantíssimo na perspectiva de instituir a Educação do Campo como política pública de Estado. Trata-se de um novo marco na história da educação pública brasileira, visto que a educação do campo, antes do governo atual, sempre foi tratada como gênero de segunda categoria e os povos do campo como seres que, para serem alguém na vida, deviam receber a educação da cidade e sair da roça.
Mais uma vez o governo Lula demonstra que o que está em jogo, de verdade, é se queremos seguir mudando no enfrentamento das desigualdades, discriminações e preconceitos, ou se vamos retroceder ao passado de descaso e de negação de direitos fundamentais à classe trabalhadora, especialmente, aos povos do campo.

Abaixo, mensagem da Coordenadora Geral de Educação do Campo, Wanessa Zavarese Sechim:


Segue mensagem do Diretor da Diversidade que divuga o Ato de Assinatura do Decreto da Educação do Campo. 

"É com muita satisfação e alegria que compartilhamos com todas e todos esse momento histórico para a Educação do Campo em nosso país.
A conquista representa o ESFORÇO NACIONAL que integra o Ministério da Educação,os Movimentos Sociais e Sindicais do Campo,as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Instituições Públicas de Ensino Superior, que defendem uma Política Nacional de Educação do Campo.
Assim,agradecemos o apoio do CONSED,UNDIME e representantes da CONEC ao documento inicial "Pacto para o Desenvolvimento da Educação do Campo",apresentado pelo CONSED, em dezembro de 2008.
Agradecemos também e parabenizamos o comprometimento do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria Nº 87,de 07 de abril de 2010, com a finalidade de sistematizar as ações da educação do campo em curso com vistas à elaboração de documento referência que subsidiou a  SECAD na formulação das Diretrizes das Políticas de Educação do Campo/Decreto da Educação do Campo,que será publicado pelo Presidente LULA,no próximo dia 15 de outubro,"Dia do Professor", data escolhida pelo Presidente.
Para o Ministério da Educação a existência de Marcos Normativos para a Educação do Campo são passos imprescindíveis para garantir os direitos das populações do campo à educação de qualidade."
Muito obrigada!!!
Wanessa Zavarese Sechim
Coordenadora Geral de Educação do Campo
SECAD/MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário