sábado, 25 de setembro de 2010

Sobre a liberdade

"Minha liberdade termina onde começa a do outro!". Será mesmo? Discordo. Nestes termos apenas uma pessoa pode ser livre por vez. Para que você seja livre, é preciso que eu deixe de ser. Para que sua liberdade comece é preciso que a minha termine. Acredito, então, que melhor seria dizer MINHA LIBERDADE TERMINA ONDE TERMINA A LIBERDADE DO OUTRO. Ou seja, a liberdade pessoal está condicionada e integrada à liberdade das outras pessoas. Assim, à medida que minha existência ou algum outro fator restringe a liberdade do outro, minha liberdade também está sendo ameaçada e afetada, de algum modo. O mesmo vale em relação ao meio onde vivemos: viver em liberdade supõe aumentar as condições para que todos sejam igualmente livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário