domingo, 12 de setembro de 2010

11 DE SETEMBRO x CULTURA DE PAZ (com video)

Se você já havia se indignado com os episódios de 11 de setembro, com as imagens apresentadas no video abaixo vai se indignar ainda mais... São revelações de 11 de setembro ainda mais chocantes, com autores mundialmente conhecidos e ainda indevidamente condenados pelo terrorismo e pelas atrocidades cometidas. Com o texto, logo abaixo, espero contribuir para que se fortaleça em cada leitor ou leitora, a convicção de que precisamos avançar construindo a cultura da paz e da solidariedade entre as pessoas e entre os povos. Solidariedade não pode existir entre escravos e senhores. Como disse o Mestre, para que a paz exista é preciso que o lobo mude seus hábitos e não o cordeiro: "lobo e cordeiro pastarão na mesma relva".  




Quem provocou o episódio de 11 de setembro? Cadê Bush? Cadê Bin Laden? 
Foto - autor ignorado.
O ataque às torres gêmeas existiu, e Bin Laden existiu e todos sabemos. As torres foram derrubadas. Bin Laden foi criado, treinado e financiado pelos Estados Unidos bem antes de 2001 para atuar contra o Irã. Todos sabemos isso. Porém, quando o feitiço virou contra o feiticeiro, ele virou uma ameaça - ou um pretexto e, até hoje,  ninguém sabe ainda com certeza, se o ataques de 11/set/2001 não teriam sido planejados e executados pelo próprio Bush, como pretexto para iniciar a execução de sua lei de guerra preventiva contra países que contrariem os interesses econômicos e políticos dos yankees e seu "estado fracassado", como afirma Chomsky.
Se não foi isso, por que Bin Laden ainda não foi preso? E por que os Estados Unidos estão, até hoje, com mais de 150 mil soldados em guerra no Iraque sem saber contra quem estão atirando?
Quem duvida é louco, diz o povo em nossa região. Tão louco quanto o pastor que, para protestar contra um fato violento que até hoje não teve comprovação alguma sobre seus autores, ameaçou realizar outro ato violento, agressivo e ofensivo: a queima do Al Korão. Uma demonstração típica da cultura oficial de violência made in usa, que precisa urgentemente ser reformatada e colocada em outras bases.
Os fatos de 11 de setembro de 2001 poderão nunca serem explicados, mas servem de alerta ao mundo: a humanidade precisa redesenhar sua trajetória, baseada em outros princípios e outros exemplos como o de Nelson Mandella, Martin Luther King e Gandhi - só para citar alguns.  
O governo presunçoso e autoritário de Bush (Estados Unidos), as ditaduras latinoamericanas (Argentina, Braisl, Chile, Uruguay, El Salvador, ...), bem como os governos anti-raciais de Hitler (Alemanha) e Ariel Sharom (Israel) são provas clássicas de que o capitalismo armamentista é  uma afronta à cultura de paz e solidariedade que o mundo precisa. O caso de Sharom (maior parceiro bélico dos Estados Unidos) é mais assustador ainda, por governar os judeus e reproduzir contra os palestinos os mesmos princípios anti-raciais de Hitler.
A contribuição do Brasil tem sido muito mais efetiva e importante nesse sentido, ensinando o diálogo e a convivência com a diferença como um complemento a ser valorizado e não uma ameaça a ser combatida. Parabéns a nós, povo brasileiro. Obrigado, governo Lula, pela lição e pela conquista do respeito e do reconhecimento internacional de nosso país e de nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário