domingo, 12 de setembro de 2010

RELACIONAMENTOS DURADOUROS E EDIFICANTES

Tenho conversado e ouvido pessoas, seguidamente, sobre uma questão que desafia e inquieta a maioria das pessoas.
Cada um(a) age ou reage de uma forma, mas a pergunta é, quase sempre, a mesma: "Qual o segredo de um relacionamento, para que seja duradouro e edificante?". Alguns relacionamentos duram a vida inteira, apesar da estatística mostrar que a média de duração de casamentos está em torno de 10 anos apenas e que metade da população brasileira está solteira. Outros, às vezes, terminam inesperadamente, para a surpresa de todos os amigos que tinham absoluta certeza que "se amavam tanto".
Não creio que exista receita única, mas, de conversa em conversa, tendo a pensar em três fatores fundamentais, aos quais chamo condições indispensáveis para a construção de um relacionamento duradouro. 
Convergência de princípios e valores. Os princípios são componentes fundamentais da estrutura da identidade de uma pessoa. Comportamentos pode-se mudar, ajustar, adequar, reeducar. Princípios, para serem alterados, supõem mudança de identidade; é um processo bem mais profundo e doloroso. Não é como abandonar o vício de fumar; é renunciar a algo em que se acredita e vive como verdadeiro. Difícil duas pessoas conviverem longamente com princípios opostos, como, por exemplo, um defender a honestidade e outro praticar a corrupção; um defender os animais e outro praticar a caça como recreação. Princípio não se negocia e se não houver afinidade, faltará uma condição indispensável. Mais dia, menos dia, e a casa começará a cair. A convergência de princípios, a meu ver, é o pilar responsável por um dos fatores determinantes para a duração de um relacionamento: a confiança.
Encantamento ou "friozinho na barriga". Não compartilho da ideia de que exista para cada pessoa exclusivamente outra pessoa no mundo capaz de ser sua "alma gêmea". Acredito na existência de pessoas reciprocamente complementares entre si. Pessoas com uma empatia ímpar, uma energia sincronizada muito singular e um querer sintonizado. Pessoas que sentem amor e desejo mútuos. Não o amor ou o desejo egoísta, mas o amor que provoca a vontade de estar juntos, de trocar ideias, de cuidar e se cuidar, de andar de mãos dadas, de comer pipoca num dia de chuva, ver um bom filme,  caminhar, viajar, ajudar-se nas dificuldades, ser companheiro e solidário... o sentimento que gera a vontade de estar próximos e de compartilhar todas as coisas. Este pilar é responsável pela segurança na relação; pela sensação de ter um porto seguro em qualquer situação.
Existência de condições objetivas de convivência. Convenhamos, a vida é curta e nossa passagem por aqui é bastante rápida. Compartilhar a vida com outra pessoa exige condições objetivas de convivência, tais como, morar junto, ter um tempo especial - de preferência, diário, - para cultivar o relacionamento e se dedicar um ao outro. Fica difícil aceitar que um relacionamento virtual, à distância, tenha a mesma qualidade que um relacionamento de contato diário. Outra condição importante de ser observada são as condições econômicas e materiais, que não podem ser muito distintas. Embora no calor da paixão isso seja deixado de lado, mais cedo ou mais tarde pode pesar e permitir uma apelação de superioridade ou sentimento de inferioridade por uma das partes. Embora haja exceções, bom mesmo é construir juntos, em igualdade de condições.

Relacionamento, como o próprio nome propõe, não é algo estático e dado. É algo que se renova e se reinventa, diariamente. Não tenho a ilusão de que para ser duradouro um relacionamento deve ser um marasmo de harmonia e poesia permanente. Mas, entendo que as condições acima são necessárias para que, num momento de crise ou dificuldade, tenha-se uma base sólida sobre a qual tratar as diferenças e restruturar os alicerces da próxima fase da relação, considerada a singularidade de cada relação.

Por isso, os três pilares acima se complementam e são dependentes entre si. Faltando um deles, aumentam as chances de diminuir o prazo de validade do relacionamento. Ninguém vive só de amor. Ninguém vive o tempo todo suportando o seu oposto. Ninguém vive de ilusão ou dependente das melhores condições do parceiro, sem que haja as condições objetivas de materializar os seus sonhos. Em minha opinião, reunir esses três requisitos é uma tarefa possível e desejável. O resultado, certamente compensará a busca e a paciência.

Outra verdade sempre presente no depoimento das pessoas realizadas em seus relacionamento é que, se cada momento da relação for vivido de maneira autêntica, intensa e verdadeira, independente do tempo que dure, terá sido edificante e se eternizará como algo que valeu a pena.  
Eduardo e Mônica, cantados em verso, que nos digam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário