quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ficha Limpa, uma vitória da iniciativa popular!

Essa semana a grande imprensa e a elite brasileira se curvaram diante da soberania popular: "Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de Maluf à reeleição", ouviu-se. Como esta, outras manchetes são publicadas, noticiando decisões de tribunais eleitorais barrando candidatos "fichas sujas".

Por um lado, causa revolta saber que durante 510 anos de história de governo no Brasil a corrupção imperou e os corruptos assaltaram os cofres públicos e dilapidaram o patrimônio da nação. Por outro, precisamos celebrar esta vitória do povo brasileiro que, mobilizado por organizações sérias, expressou sua indignação e impôs ao Congresso Nacional um projeto de iniciativa popular, aprovado no 1º semestre deste ano.

Pela primeira vez na história do país, Malufs da vida estão sendo submetidos previamente à avaliação pelo mal que fizeram como gestores praticantes de delitos e condenados por improbidade e outros crimes contra a coisa pública. 

O que a população espera é que o TSE mantenha as decisões dos tribunais regionais que cassaram tais candidaturas, para que a vontade soberana da iniciativa popular seja respeitada e comece a valer de verdade. E que as cassações sirvam de exemplo a quem assume um cargo público: o que é de todos merece respeito e a todos deve servir. Temos dito: a um político não há mérito em ser honesto; a honestidade é o mínimo obrigatório exigido de um político. Barrar os desonestos é, também, o mínimo obrigatório das regras eleitorais. Uma bela vitória da iniciativa popular, pelo bem do povo brasileiro e da democracia.

Conheça e participe do combate à corrupção eleitoral: http://www.mcce.org.br/node/125

Nenhum comentário:

Postar um comentário