domingo, 15 de agosto de 2010

ProJovem Campo Saberes da Terra em Caçador

O Governo Federal transferiu para o Governo do Estado de SC, desde novembro de 2008, praticamente 2 milhões de reais (R$ 1.920.000,00) para execução do ProJovem Campo Saberes da Terra no Estado, visando ofertar ensino fundamental com qualificação profissional a 800 jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos.

Além do dinheiro repassado diretamento ao Governo do Estado, o Governo Federal repassa ainda recursos para a UFSC realizar 360 horas de formação continuada dos educadores e coordenadores do Programa no Estado, material pedagógico específico para educandos e educadores e paga um auxílio financeiro de até R$ 1.200,00 por educando ao longo de 24 meses de duração do curso.
Uma das turmas do Programa foi organziada no município de Caçador, no Assentamento Hermínio Gonçalves dos Santos, com 25 jovens participantes. 

Constatamos com tristeza que, em todo o estado de SC, além do Governo do Estado apresentar uma meta de apenas 800 jovens a serem atendidos, há uma desistência muito grande. Atualmente, quase dois anos depois do início das liberações de recursos pelo Governo Federal, apenas 480 jovens estão em atividade. Em Caçador, a situação é igualmente preocupante: dos 25 que iniciaram atividade em agosto de 2009 apenas 10 continuam em atividade. 

É uma pena. É como se acordássemos, numa manhã gelada de inverno, e encontrássemos nossas hortências indo a óbito por falta dos devidos cuidados.

Cabe uma séria avaliação por parte da comunidade local, do SITRUC, do MST e do governo estadual sobre os critérios de escolha dos educadores e a aplicação dos recursos federais destinados a garantir as condições adequadas para a oferta do Programa, incluindo, entre outros, alimentação, transporte e deslocamento dos educadores para acompanhar as turmas em suas atividades.

Nos estados como o Pará e Pernambuco, por exemplo, que têm metas altas elevadas, condições de acesso e deslocamento bem mais difíceis, o Programa tem tido desistência imensamente menor.

Por que será????

Nenhum comentário:

Postar um comentário