sexta-feira, 22 de junho de 2018

1ª carta ao Leonardo Gois... Gratidão

Brasília/DF, 22 de junho de 2018

 
 
 
 
 
Uma boa forma de gratidão é honrar o que de bom herdamos de nossos antepassados e, se possível, fazer ainda melhor.











 Filho,

Hoje reabri este blog e, ao reencontrar-me com postagens de quase 10 anos, percebi que, sabe-se lá daqui há quantas décadas, tu poderás visitar essa página e aqui encontrar-me, sempre pronto para te acolher, abraçar, beijar e te amar em minhas palavras.

Sabe, filho, a nossa memória é o nosso grande refúgio. É ali, na minha e na tua memória, que residem verdades sobre nós que só pertencem a nós. Só nós as temos em sua totalidade. E tem uma coisa que é fundamental, que tu sabes mas, que faço questão de ser o tema dessa primeira cartinha que escrevo a ti, guri: a GRATIDÃO.

Talvez, filho, tu, agora, tenhas pensado em consultar - ou consultou - aquele pequeno dicionário que te dei de presente para ser teu apoio em todas as horas, para que tu conheças, entendas e amplies o significado das palavras.

Pois bem, eu várias vezes visitei diferentes dicionários para buscar o significado da palavra GRATIDÃO. No entanto, em nenhum deles consegui significado igual ou maior que o sentimento que me invade pela gratidão que sinto por Deus, - Criador e protetor de todas as coisas -, pelos meus pais que me geraram, e, por ti, meu filho, que és a esperança de continuidade, aperfeiçoamento e multiplicação daquilo que foram nossos antepassados, e, daquilo que eu busco ser e testemunhar para ti.

Gratidão, meu filho, é a gente perceber que sem Deus e sem nossos antepassados nós, simplesmente não existiríamos. Simples, assim. Não existiríamos. Então, por mais que a gente faça e agradeça, não conseguiremos retribuir em igual grau, porque, afinal, é deles que viemos; foram eles quem nos fizeram, nos cuidaram, nos educaram. A melhor forma de sermos gratos é testemunhar o que de bom foram e, se possível, fazer melhor ainda.

A outra gratidão, a que sinto por ti seres meu filho, é tão grande quanto a anterior. Afinal, assim como meus pais vivem em mim, nas minhas células e no meu DNA, assim, também, eu vivo em ti... Acompanhando teu crescimento, tua conduta, teus princípios, teus valores, tuas atitudes, sou muito orgulhoso por ser teu pai e estou certo que a mesma integridade, honestidade, coragem, sabedoria que herdei de nossos antepassados, seguirão contigo, por todos os bons caminhos que tu haverá de trilhar. 

Muito grato, meu filho. 

Que Deus te abençoe, sempre. E, quando vierem teus filhos, que tu sejas grato por eles como sou por ti... porque estou certo que eles lhe honrarão, como você honra e sempre honrará a mim e os nossos antepassados.
Eduardo Gois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário