quinta-feira, 5 de abril de 2012

9,909!!! Por que não 10??

Há alguns meses, no início de 2011, postei uma publicação sobre quanto me custou a distração de aparecer à fase final de uma seleção (entrevista) sem portar documento de identidade. Naquela ocasião, apesar do primeiro lugar na prova escrita e nota máxima na redação da prova discursiva, o preço da distração foi sumária e me custou a eliminação sem dó, nem piedade. 

Agora, a distração aliada à agonia para entregar a redação no prazo exigido, levou a que eu grafasse um errinho elementar; só "umzinho"! O suficiente para 0,91 ponto a menos... Exclusivamente por isso obtive nota 9,909 na prova discursiva do concurso   do TSE. 

Convenhamos, 0,91 ponto é um impacto bem menor que a eliminação de 2011 mas, um errinho perfeitamente evitável se eu tivesse mantido um milésimo a mais de atenção na hora de transcrever a redação do rascunho para a folha definitiva.

Às mestras e aos mestres, minha gratidão

Em minha vida, a gratidão é uma presença constante, ainda que silenciosa e contida, na maioria das vezes. Porém, há momentos em que torna-se impossível conter. O atual é um desses. Nos instantes anteriores à consulta do resultado, fiz meus agradecimentos a Deus, pela prodigiosa e ilimitada ação dele em minha vida. Lembrei de minha minha mãe, dos meus irmãos, das minhas irmãs, sobrinhos, sobrinhas, cunhados e cunhadas... lembrei de todas as pessoas que me incentivaram e incentivam... lembrei de todas as pessoas que conhecem, reconhecem e valorizam o trabalho que faço, seja na área pública ou na área privada...

Ao verificar a nota da prova o sentimento de gratidão aumentou e incluiu de modo muito especial mestres educadoras(es) que passaram pela minha vida. Minha mãe Clarinda (que me alfabetizou em casa, antes da idade de eu ir para a escola), Nilce Brustolin (professora da 1ª série multisseriada), Helíria Piran (2ª série), Ana Maria Piaia (3ª série), Helena (4ª série), os inúmeros educadores e, especialmente, os mestres de língua portuguesa e literatura das séries finais do ensino fundamental (Carlito Francisco Both e Ema Maria Debiasi), e do ensino médio (Renato Luiz Caron). Embora não me tenha ministrado aulas, sou muito grato ao amigo e mestre D. Luiz Carlos, sempre atento e corretor de falhas de linguagem escrita ou oral.

Publicada a lista final de classificação dos candidatos aprovados no concurso, classificação em 70º colocação (de 3.300 e tantos), o que, certamente é pouco para ser chamado a assumir uma vaga. Não obstante, ter chegado até aqui já me permite um justo e merecido sentimento de vitória a qual dedico a todas as pessoas que fizeram e/ou fazem parte de minha vida. Aos mestres os meus sinceros agradecimentos: vocês são parte importante do meu "9,909" e da disciplina que me permite ser auto didata, podendo ter expectativa de sucesso em concursos difíceis, mesmo sem frequentar uma hora sequer de cursinhos preparatórios específicos.
OBRIGADO... MIL GRACIAS... MERCI... THANKS... (Só decorei isso, até agora. rsss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário