domingo, 4 de março de 2012

ENTRADA DE IMIGRANTES ESPANHÓIS NO BRASIL


Palácio do Itamaraty - sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Arquivo pessoal
Depois de alguns anos sofrendo restrições impostas pelo governo espanhol à passagem ou entrada de brasileiros naquele país, e de tentativas diplomáticas infrutíferas, o governo brasileiro resolveu adotar, a partir do 2º quadrimestre de 2012, as mesmas regras para a entrada de imigrantes espanhóis no Brasil. As novas regras estão disponíveis podem ser encontradas no saite do consulado do Brasil em Bracelona. (link em "saiba mais")

A partir do governo Lula o Brasil tem conquistado o respeito internacional e, graças a sua fase de crescimento, tem se mantido à margem do epicentro da crise capitalista mundial, que elimina postos de trabalho e desemprega milhões de pessoas ao redor do mundo. O  Brasil se tornou um país atrativo. Por outro lado, os países tradicionalmente tidos como "desenvolvidos", referências para o capitalismo, sofrem com o desemprego e seus governos - além de destinarem bilhões à elite capitalista - fecham ainda mais o cerco contra a entrada de imigrantes estrangeiros.

A elite capitalista mundial não consegue resolver os problemas que ela criou. Pelo contrário, se beneficia deles, os quais são inerentes ao próprio sistema. Os governos não se entendem como deveriam. Os trabalhadores, além de terem desrespeitados o seu direito ao trabalho, passam a ser vítimas, também, do cerceamento de sua liberdade de deslocamento, apesar de ser um direito previsto na "Declaração universal dos direitos do homem", publicada pela ONU em 1948. 

Foto Forum Social Mundial -  http://fsm10.procempa.com.br/wordpress/?p=1171   

Ante a intransigência espanhola, visando sua soberania e a exigência do devido respeito, o governo brasileiro está certo em equiparar as regras de tratamento. Afinal, soberania e dignidade não são concessões, são conquistas. A solidariedade internacional não pode ser construída com base em relações desiguais de imposições do governo de quem se julga metrópole e pretende os demais como suas colônias. 

Com a indispensável ajuda do tradutor "reverso.net" afirmo que yo continúo creer en la solidaridad universal y en la unidad de los trabajadores del mundo tan necesaria condición para el superação del capitalismo y la construcción de una sociedad socialista, planetaria y without la exploración.

O chamamento de Marx, publicado em 1848 - exatos 100 anos antes da Declaração universal da ONU -, continua válido, urgente e imprescindível: "Proletários do mundo, uni-vos!" Não poderemos, verdadeiramente, nos considerar livres e cidadãos enquanto persistirem a ilusão das fronteiras. Todos os muros da divisão e da discórdia, físicos ou imaginários, territoriais ou de classe, precisam ser derrubados.

Consulado do Brasil em Barcelona:
http://www.brasilbcn.org/index.php?option=com_content&view=article&id=183:visado-de-turista&catid=23:visados&Itemid=42&lang=es.

Outros:
http://culturahispana2f.blogspot.com/2011/06/crise-na-espanha-empurra-latino.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário