sábado, 5 de fevereiro de 2011

MINHA RECEITA DE SUCESSO*

Muita gente fica se perguntando:
Se houvesse uma receita para o sucesso na vida, quais seriam os ingredientes?
Não sei se há. A vida é, antes de tudo e de mais nada, um grande mistério. Cada pessoa é um ser único, inigualável, irrepetível e inimitável, dotado de algo igualmente singular chamado livre arbítrio. Como resenha e combustível o verso do poeta Gonzaguinha: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será mas, isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!"

Caminhos da Escola
Me considero uma pessoa privilegiada. Há 40 anos recebo, diariamente, o dom da vida como direito exclusivo para inscrever-me na história. Além disso, posso testemunhar com segurança qual tem sido a minha receita para uma vida vitoriosa, autêntica e simples que iniciou numa casinha modesta na roça e abriu as portas escolares no "Grupo Escolar Princesa Izabel" - escolinha multisseriada onde fiz minha primeira série, em Chopinziho (PR). No "Frei Caneca", em Lebon Régis (SC) concluí o fundamental e no Seminário Diocesano de Caçador (SC) fiz o ensino médio, chegando em seguida o curso de Pedagogia na única faculdade paga da região, a antiga Fearpe (hoje Uniarpe), em Caçador, onde também fiz especialização logo em seguida. A formação acadêmica mesmo veio do Seminário, onde estudei muito de Filosofia, Sociologia, noções de Teologia e outras áreas das Humanas. A Pedagogia da Fearpe era fraquinha, como dizíamos à época e a instituição, até hoje, não tem um padrão de excelência em seus cursos, infelizmente.



Caminhos do Trabalho


Na pré-adolescência os primeiros trabalhos remunerados para ajudar nos estudos e no sustento da casa: vendedor de picolé, servente de pedreiro, bóia-fria em trabalhos de colheita de maçã ou plantio de alho...
Tempos difíceis aqueles. Moradia precária. Comida pouca. Mas, três coisas nunca faltaram: uma família com princípios e valores íntegros, a determinação para correr atrás dos sonhos e a cooperação dentro do seio familair e fora dela. Isso foi determinante para que superássemos, à nossa maneira aquela situação, com sacrifício maior por parte dos irmãos mais velhos que precisaram assumir maior responsabilidade e ficaram impedidos de continuar os estudos.

Depois de ter sido professor, coordenador de ONG, formador de professores da rede pública e consultor para políticas públicas municipais, cheguei a exercer consultoria em organismos internacionais, selecionado por Edital de Concorrência Pública,  junto no Ministério da Educação, durante 2 anos. 


Caminhos de realização pessoal e profissional

Olhando com humildade e interesse para o que poderia caracterizar minha "receita de sucesso" identifico que já naqueles tempos mais difíceis estavam presentes os ingredientes que vieram dialeticamente sendo lapidados e se consolidando ao longo da minha vida, que poderiam ser resumidos em quatro.


Primeiro ingrediente: O amor gratuito e o cuidado que Deus tem por mim, providenciando tudo o que eu preciso, na hora certa e do melhor jeito possível. Observe sua vida e verá que o mesmo ocorre com você. Cultive a gratidão e aceita as graças que estão reservadas para você.  Nos momentos de dificuldade, mantenha o ânimo, avalie, analise, reflita e se prepare para algo melhor que está por vir. Se descobrir que falhou, aceite a lição com naturalidade e aprenda para não cometer o mesmo erro mas, não se culpe, jamais. Errar é parte do acerto. Levante-se e continue a andar.

Segundo ingrediente: A cooperação e a solidariedade das pessoas que estiveram e estão ao meu lado, na família, na vida pessoal e na vida profissional. Precisamos cooperar. Precisamos ser solidários. Precisamos nos indignar e ter atitudes proativas em relação às situações de desigualdade, de discriminação, de preconceito e de injustiças para que todos sejam vistos e reconhecidos como pessoas, desenvolvendo ao máximo o seu potencial. Eu acredito na capacidade das pessoas para conviver de modo saudável e fazer um mundo melhor. Sem cooperação e sem solidariedade, talvez, eu não tivesse passado do ensino médio e sou muito grato a todas as pessoas que me ajudaram - e foram muitas. Coopere, sempre e aceite ajuda de quem se dispõe a ajudar.

Terceiro ingrediente: As oportundidades e os grandes desafios são a minha melhor escola para a superação e para me ajudar a ser melhor. Desde cedo a vida foi prodigiosa em me colocar grandes desafios, os quais, com os demais ingredientes desta receita de sucesso, consegui vencer. A sensação dessa passagem é semelhante à do agricultor que cultiva o campo durante o ano inteiro e, no momento certo, vem o tempo de colheita... eu tenho tido o privilégio de ter colheitas abundantes. Enfrente sempre os desafios e aceite-os como oportundiades de crescimento. Se é pesado demais para enfrentar sozinho, reúna os companheiros.
A sofrida vida de bóia-fria, em cima de caminhão em manhãs geladas, com temperaturas a zero graus, servem até hoje como  encorajamento no meu compromisso com a transformação das condições de vida e pela criação de oportunidades melhores para tantas pessoas que, apesar do seu esforço, de sua luta e de seus talentos, não conseguiram ainda superar a condição de dificuldade econômica. Lute, sempre, por aquilo que você acredita e quando vencer seja grato a quem lhe ajudou e, acima de tudo, transforme sua vitória em compromisso para ajudar outros a vencerem também.

Quarto ingrediente: Dedicação, preparo e busca constante da excelência no que se faz. Modéstia à parte, tenho experimentado o quanto é importante e gratificante dedicar-se com afinco a tudo o que se faz. Talento toda pessoa tem e brasileiro, em especial, tem talento de sobra, é criativo, é guerreiro, é sonhador... O que precisa, então, para você se destacar? Criadas as condições fundamentais, as oportunidades serão criadas, e o que vai lhe fazer vencer é a sua dedicação, o seu empenho, a qualidade das suas atitudes, do seu comprometimento com o que faz e a qualidade dos seus realcionamentos  e dos resultados que vai conseguir. Aproveite cada momento de sua vida para aprender. Aproveite cada contato pessoal e virtual para ouvir e aprender o que as pessoas têm a ensinar. Evite as banalidades e as companhias que não ajudam você a crescer. Quando aparecerem esses amigos, em vez de rebaixar-se, ajude-os a crescerem com você.
Enfim..., estes são os ingredientes principais. Obviamente, não descrevi os temperos porque, afinal, tempero é marca e estilo pessoal e, certamente, os meus não são iguais aos seus... e isso torno tudo muito mais interessante e faz do Brasil um das maiores potências mundiais pela grandeza da diversidade que temos. Precisamos investir no tratamento da diferença como valor e não como hierarquia ou fator de segregação. Vou presenteá-lo com um de meus temperos: Em tudo, sempre preste atenção aos detalhes porque, como eu demonstrei em outra postagem recente "se a pessoa descuidar-se dos detalhes corre o risco de derrotar-se a si mesma." Aconteceu comigo.

Então... revise e escreva também a sua receita, seja grato pelos resultados obtidos, celebre cada conquista e aprecie a satisfação em provar do prato que você mesmo preparou. Sucesso!

* Todas as imagens retiradas da internet. Agradecemos aos autores o domínio público das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário