sábado, 16 de outubro de 2010

O SÁBIO, O ASTUTO E O BEIJA-FLOR






Era uma vez um sábio, muito conhecido e reconhecido por sua sabedoria e pelo amor ao seu povo. Jamais se abalava com as adversidades e nutria-se, sempre, de fontes límpidas e puras, sem se deixar intoxicar pelos venenos e pelas armadilhas que lhe eram apresentadas.

Certo dia, um senhor que se considerava muito esperto encontrou um raríssimo ninho de beija-flor, com um filhote dentro e resolveu testar o sábio. Com as mãos para trás, segurando a cabeça do filhote de beija flor entre o dedo indicador e o polegar, apresentou-se ao sábio.
- Sábio - disse ele - Tenho aqui em minhas mãos o mais belo filhote de beija-flor que já se viu. O encontrei, hoje, pela manhã, prestes a alçar voo de seu ninho. Pois, diga-me, agora: o filhote está vivo ou está morto?
O sábio fitou os olhos do homem, admirou sua atitute, contemplou suas intenções e verificou que, apesar de tudo, a intenção do homem era boa. No fundo, havia um interesse pela sabedoria e um vontade de aprender, ainda que de forma equivocada. Entendeu, o sábio que o filhote estava vivo. Porém, se essa fosse a resposta, o homem apertaria a cabeça do beija-flor e o apresentaria morto. Se dissesse o contrário, o filhote seria apresentado vivo para sua desmoralização.
O sábio, então, aproximou-se e, com a ternura que só os sábios têm, colocou uma mão sobre o ombro do homem e respondeu, serenamente:

- Admiro sua inteligência. A Resposta para sua pergunta está em suas mãos. E acrescentou: - Se queres ser sábio, escuta teu interior, livra-te das energias negativas e preocupa-te em contribuir para que o filhote prossiga sua vida e sua trajetória. Faça que ele siga vivendo!
Acredite: o Brasil é esse filhote raro que está prestes a alçar voo e ganhar os céus. E ele está, neste exato momento, em nossas mãos. 
Sejamos sábios, votemos Dilma presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário