sexta-feira, 4 de março de 2011

RELAÇÕES VIRTUAIS SAUDÁVEIS

Decolagem sobre região metropolitana São Paulo
O ser humano, por sua natureza, é um ser territorial e social; sente necessidade de conviver com seus pares e sente necessidade de vincular-se a um território. Cada dia, porém, essas necessidades estão sofrendo adaptações e não se sabe ao certo qual configuração terá nas próximas décadas.
O apêgo ao território físico ainda é uma realidade, porém, cada dia menos ouvimos a expressão "nasci, me criei, vivo e vou morrer exatamente aqui porque aqui é meu lugar!" A mobilidade, que já era grande, se torna ainda maior. Estamos cada vez mais descolados do chão. Tente você mesmo(a) enumerar a quantidade de bairros, cidades e/ou estados já viveu...
Numa a vida em movimento, pessoas vêm e vão... se aproximam e se distanciam... e a rede mundial de computadores (internet) acaba se tornando um "território" comum a muitos "transeuntes", onde se pode constituir grupos, comunidades e redes de relacionamentos. Esses relacionamentos, ao mesmo tempo que tendem a ser mais "duradouros" que os convencionais, de contato físico, trazem uma reflexão importante sobre sua qualidade enquanto "relacionamento virtual".
Quanto de virtual tem uma amizade de alguém que se conhece pela internet, se comunica com regularidade, mas nunca manteve/mantém contato físico? (Contato = tato com tato). Quanto de real e quanto de virtual tem a relação entre você que visita regularmente meu blog e eu que, pessoalmente, nunca nos vimos?
Salto Itiquira, Formosa/GO, 168m.
Ainda à distância, nos influenciamos e saber que você está aí e que voltará a beber dessa fonte, vez ou outra, é um estímulo para que eu escreva e fique esperando novamente sua visita, cuidando da fonte para que se mantenha abundante e límpida. Como expressou Antoine de Saint Exupèry: Se você vai chegar às 4 horas, desde às 3 eu começo a ser feliz. Se você não vem, eu estou a esperar... fico feliz quando vejo crescendo o número de visitas, imaginando a melhor forma de aperfeiçoar nosso relacionamento, de modo que seja saudável e nos ajude mutuamente a crescer. Eu tenho crescido muito  e espero que a recíproca seja verdadeira, porque, de virtual nosso relacionamento tem mesmo é o espaço e a tecnologia utilizada para permitir nossa comunicação.
É possível fazer também do espaço virtual, das redes virtuais, um meio saudável de crescimento e de aproximação, que permita aos "navegantes" ampliar seus horizontes e contribuir para que seus amigos (virtuais?) cresçam, também. Espero que minha contribuição seja positiva e agradeço aos que me acrescentam com sua visita, com suas críticas e com sua companhia, sempre.
Continuemos nos encontrando aqui... e acolá!, pois nesse espaço o longe é perto, não há distância e nem fronteiras... Brasil, Portugal, África, Alemanha, Reino Unido, Suiça, Canadá, Estados Unidos, Uruguay... estão aí, emendados ou, como se diria em Blumenau: "tudo junto, reunido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário