sábado, 6 de novembro de 2010

O GRANDE NORDESTE BRASILEIRO (video no final)

Palmares, carnaval de Pernambuco, São João de Campina Grande, praias maravilhosas, povo hospitaleiro e acolhedor, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Paulo Freire, Padre Josimo, Lula... bastaria isso e restaria demonstrado que o Nordeste brasileiro é muito maior do que a visão estreita e pequena de quem reproduz preconceitos e xenofobia, indicadores de grande ignorância.
A campanha da direita em 2010, especialmente na pessoa do demo candidato à vice presidente iniciou e induziu muitos xenófobos enrustidos a se manifestarem, sobretudo na internet. Acendeu-se e veio à tona a manifestação preconceituosa contra os pobres em geral, mas, sobretudo, contra os nordestinos, independente de classe social.
As manifestações espalhadas pela internet depois do segundo turno das eleições presidenciais demonstram uma dupla ignorância dos seus autores, movidos a ódio, intolerância e desinformação ou má fé.
Primeiro por atribuir aos nordestinos a vitória de Dilma Rousseff à Presidência da República. Ora, basta que os autores soubessem fazer "conta de mais" e "de menos" para somar os votos petistas no Sul, Sudeste e Centro-oeste e saber que a elite retrógrada foi derrotada, sim, mesmo considerando somente essas três regiões (vide infográfico nesse blog). É óbvio que no norte e nordeste a vitória foi consagradora, mas, somando-se apenas os votos das outras três regiões, o PT ganhou, sim e, em Minas Gerais, ninho da tucanalha, o povo concedeu 17% de vantagem a Dilma.
A segunda ignorância - e, se não for ignorância, o preconceito é mais criminoso ainda - está relacionada ao desconhecimento do que seja o Nordeste, o povo nordestino e a sua história que, desde a chegada dos colonizadores, tem um papel importante na resistência política e contribuição inquestionável para a economia, a cultura, a história e a construção da soberania brasileira.
O Nordeste foi protagonista de grandes movimentos populares contra o regime escravista e a dominação dos coronéis, como Palmares e Canudos, em defesa da vida, da dignidade, da emancipação e da independência. Movimentos de grande relevância e contribuição para a construção da sociedade e da democracia no país.
O problema central é que uma elite capitalista de coronéis se apropriou das riquezas produzidas, de maneira indevida, forçando à margem grandes parcelas da população, como ocorreu em todas as regiões do país. O poder central, controlado majoritariamente pelo Sudeste (SP, MG e RJ), com alguma incursão sulista, sempre tratou o Nordeste com desprezo e descaso e toda a classe rica brasileira vendeu a ideia de que o Nordeste é pobre e vítima de um fenômeno da natureza: a seca. 
Mais duas mentiras. O Nordeste não é pobre, em nenhum aspecto, e a seca não é a causa do sofrimento do povo nordestino. É uma região riquíssima, porém, desigual, assim como o Brasil. Uma desigualdade produzida pela elite, intencionalmente. As dificuldades não são fruto da seca e, sim, da exploração e usurpação feitas pelas elites - pequenas e grandes - locais, regionais e nacionais, tanto no setor privado como no público.
A corrupção no Nordeste talvez não seja maior que no Sul, em Santa Catarina e em Caçador. Talvez, na metade de baixo do país, os mecanismos de corrupção se aperfeiçoaram e seja preciso um olhar mais atento para ser identificada. Maluf, um ícone da corrupção política brasileira, é de São Paulo. Arruda é de Brasília. Milton Sander, publicamente conhecido como "rouba, mas faz", é liderança da direita em SC. Quem não lembra das cenas vergonhosas de roubo de donativos destinados às vítimas das enchentes em SC? - Diga-se mais: grande parte dos donativos vieram do Nordeste e os desvios flagrados podem ser grãos de areia se comparados ao que pode ter acontecido na gestão central dos recursos emergenciais, talvez, usados em favor de campanhas eleitorais de governador, senadores e deputados.

Esses são os fatos. A novidade, que tanto ódio causa na elite brasileira e nos seus ignorantes seguidores, é que o atual governo olhou para o Brasil em seu conjunto, formulou um planejamento nacional com critérios que enxerga todas as unidades da Federação e todas as pessoas, com um mínimo de compromisso com o combate à desigualdade. O Nordeste está recebendo, pela 1ª vez na história, recursos que não são destinados a caridade e à corrupção, mas ao desenvolvimento, com grandes obras de infra-estrutura portuária, aeroportuária, rodoviárias e de abastecimento de água - como é o caso da transposição do Rio São Francisco. O Sul, o Sudeste e o Centro-oeste bem informados, com certeza, aplaudem a iniciativa do governo Lula e se alegram pelo engrandecimento do Brasil e de sua gente - tanto é que deram vitória a Dilma. 
Na foto, Adriana , educadora de Salgueiro/PE, em visita às
obras da transposição do Rio São Francisco em seu município.
Obrigado pela cortesia.
Quanto aos xenófobos, vejo dois caminhos: a superação da ignorância pelo conhecimento e estudo e o rigor da lei, para evitar que se estabeleça no Brasil um crime que nada tem a ver com a identidade e a diversidade do nosso querido e inteligente povo de todas as regiões. 
Meu reconhecimento especial ao povo nordestino de todas as querências, pela sua grandeza, sua história, sua fibra e sua contribuição monumental para que sejamos, hoje, uma grande Nação que quer e vai continuar mudando para melhor.



Prá coroar, as palavras e o ritmo do próprio nordestino:

Nenhum comentário:

Postar um comentário